quarta-feira, 20 de abril de 2011

Planos, apenas planos...

Essa é uma atividade de trio com Poliana Sena e Rosânia Laranjeira, na qual o desafio dessa vez era tirar fotos compreendendo todos os planos ensinados em sala de aula. Foi usada uma câmera semi-profissional e nos revezamos em ser modelos e fotógrafas.
São vários os tipos de planos:

PLANOS ABERTOS:

- Grande Plano Geral (GPG): é usado para mostrar paisagens, as pessoas na foto são irreconhecíveis. Temos aqui a vista de São Félix pela Ponte D. Pedro II.


- Plano Geral (PC): é o recorte de uma paisagem. Dá detalhes do cenário. Com personagens mais próximos, mas não recebem destaque.



PLANOS MÉDIOS:

- Plano Conjunto (PC): é o recorte na foto que situa pessoas. Coloca até quatro pessoas em destaque. Temos ai Poliana e Rosania batendo um papo.


- Plano Americano (PA): coloca uma pessoa em destaque. É considerado plano americano a pessoa sendo  destacada até o joelho.


- Plano Médio (PM): é o plano mais usado em telejornais,destacando a pessoa até a cintura.


PLANOS FECHADOS:

- Primeiro Plano (PP): esse plano se aproxima do objeto, dando destaque ao rosto. Seu enquadramento é na medida do peito.



- Primeiríssimo Plano ou Close-up: esse é um plano bem conhecido e usado corriqueiramente. Destaca as expressões, emoções do momento.


- Plano Detalhe: uma plano mais recortado (muito usado entre os jovens rs). Dá destaque ao pequeno.



sábado, 2 de abril de 2011

Perspectiva

A perspectiva é uma forma diferente de olhar para um mesmo objeto. Essa atividade tem como objetivo trazer diferentes olhares do mesmo que foi fotografado. 
Uma das características  da perspectiva é a ilusão de que o a escala de objetos varia de maior para menor dependendo do ângulo da foto.
Para exemplificar essa característica, tirei uma foto da lateral da Universidade, onde as janelas estão ordenadas. Conforme o ângulo da foto, a impressão é que as janelas diminuem no decorrer da foto.
Esse ângulo da foto abaixo foi conseguido pela janela de um apartamento em frente ao prédio.



Foto tirada de cima (janela)

Já essa outra foto foi tirada do chão. O efeito das janelas foi o mesmo.

Foto tirada do chão

Como outro exemplo, escolhi a Ponte D. Pedro II. 

Lateral

Frente

Enfim, esse é um dos efeitos que se podem ser usados para diversos fins fotográficos. Essas fotos foram tiradas com ISO 200 e Shutter 125.