quinta-feira, 31 de março de 2011

IluminAção!


A iluminação em uma fotografia exerce uma das principais funções que compõe um conjunto para que a foto saia perfeita. Essa experiência tem como objetivo diferenciar a iluminação do que se quer fotografado, assim, variando seus efeitos. Ter esse controle da luz é algo muito importante, pois, com essas câmeras automáticas não temos o domínio completo de como será o resultado da foto.
1. Studio

Montei um pequeno cenário com fundo branco e utilizei um espelho e a lanterna do celular (1). Na segunda foto, o objeto está apenas em luz natural, não houve dificuldade em tirar a foto.
2. Luz natural

Na terceira, o objeto também está em luz natural, mas a foto foi tirada com flash. Na quarta, o objeto não recebe luz, mas como estava de dia, e apenas a janela fechada, ele ainda capta alguma luz. Na quinta, ele ainda está no escuro e a foto é tirada com flash.
3. Luz natural com flash
4. Sem luz e sem flash
5. Sem luz natural e com flash

Na sexta experiência, o objeto não recebe luz natural; a luz artificial se encontra à direita, o que gera sombra à esquerda, o mesmo aconteceria vice-versa. Na sétima, a luz artificial se encontra em frente ao objeto, gerando luz ao fundo (quanto mais se aproxima a luz, a sombra diminui, e se afastada, a sombra aumenta).

6. Luz artificial à direita
7. Luz artificial na frente

A oitava foto é tirada com luz artificial e com flash, nota-se ainda o reflexo mais fraco no fundo e o flash gera uma sombra à esquerda. Na nona foto não é usado luz natural e a luz artificial é refletida pelo espelho, que ilumina o objeto e também faz sombra ao fundo. A décima e última foto é tirada com o reflexo artificial pelo espelho e com flash, percebe-se que a foto ficou mais clara e nítida, pois as duas luzes se complementam.

8. Com luz artificial e flash
9. Luz artificial com reflexo de espelho
10. Com reflexo e flash

Antes de fazer a atividade, imaginei que teria muita dificuldade. Após fazer, tive dificuldade de selecionar as fotos, pois no desenvolvimento do trabalho percebi que haviam muitas probabilidades e combinações de se mudar uma foto através da sua iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário