Com uma câmera semi-profissional, o desafio era conseguir tirar fotos com tempo/velocidade muito baixos, para conseguir captar o movimento. Como o ISO estava estipulado em 125 e abertura (F) 8.0, captava muita luz, então procurei um lugar um pouco mais escuro para tirar as fotos, como a Estação de Cachoeira.
O ser em movimento é Fátima Mendes, e para captar apenas o seu movimento sem borrar a "paisagem" ao seu redor, apoiei bem firme os meus braços no meu corpo - pois qualquer movimento borraria a foto.
ISO 125
F 8.0
Tempo/velocidade: 15
F 8.0
Tempo/velocidade: 15
ISO 125
F 8.0
Tempo/velocidade: 10
ISO 125
F 8.0
Tempo/velocidade: 5
Então, isso acontece porque quando usamos uma velocidade muito baixa, as coisas em movimento embaçam, porque o obturador demora mais captar a imagem. Quanto menor a velocidade, maior o grau de embaçamento do ser em movimento. Dessa forma, temos a sensação de movimento na foto.
Mas, se fotografamos algo que está em movimento com uma velocidade alta, como 250, por exemplo, temos a impressão que a foto está parada, congelada. Podemos até captar detalhes do que se move, porque o obturador capta rapidamente a imagem.
Foi uma atividade muito interessante e divertida, se quiser fazer em casa, procure um lugar mais escurinho, no claro não funciona muito. Não vale no automático, sempre no manual, em galera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário